segunda-feira, 4 de maio de 2009

Fraldas de pano: como lavar?

Você deve lavar as fraldas do mesmo jeito que lava as roupas do seu bebê, pode lavá-las junto com as roupas da casa ou da criança e também pode lavá-las separadas, podem ser lavadas à mão, na maquina ou tanquinho, caso lave a mão ou no tanquinho aconselhamos centrifugá-las para facilitar a secagem, mas elas podem ser apenas torcidas também. Aconselhamos também colocar pouco sabão para não deixar resíduos e enxaguar muito bem, geralmente um quarto da quantidade de sabão recomendada pelo fabricante já é suficiente.

Você pode juntar as fraldas de um dia ou dois para lavar todas juntas, tirando o excesso de coco ou pré-lavando as fraldas sujas e deixando as de molho, caso fique algum resíduo. Para juntar as fraldas antes da lavagem pode deixá-las em um saquinho impermeável ou em balde, de preferência com tampa, melhor não deixar de molho por muito tempo antes da lavagem.

Elas não precisam ser passadas, até porque passá-las estraga as fibras da fralda e diminui a absorção, não deve ser usado amaciante no momento da lavagem, porquedeixa residuos e também diminui a absorção das fraldas, pode usar vinagre no ultimo enxágüe para deixar mais macil e retirar resíduos de sabão. Deve ser evitado o uso de pomadas para assaduras, pois deixam resíduos nas fraldas difíceis de serem retirados.

Não há necessidade de ferver as fraldas, mas fazendo isto ou lavando com água quente de vez em quando você diminui as possibilidades de resíduos nas fraldas, aumentando a absorção. Ferver pode estragar o fechamento dos botões, melhor lavar apenas com agua quente.

Caso alguma mancha persista colocar bicarbonato na água e deixar de molho ajuda a tirar. Sol também é muito bom para as fraldas e se quarar a roupa, não há mancha que resista! Para quarar você passa sabão de coco em pedra na roupa e coloca no sol ensaboada mesmo, deixa um bom tempo, depois enxágua e lava como de costume. Também dá para deixar as fraldas de molho com sabão de coco no sol. Não é bom esfregar o sabão em pedra nas fraldas porque ele pode penetrar na fibra facilitando manchas, alergias e residuos e prejudiquem a absorção.