terça-feira, 4 de agosto de 2015

Como Lavar as Fraldas de Pano.

Lavar as fraldas de pano não é coisa de outra mundo não e nem como era antigamente. 
Basicamente se tiver máquina de lavar ou tanquinho, ele faz esse trabalho muito bem sem muita ajuda. 


 Cada um tem seu modo de armazenar as fraldas sujas, o melhor é em um balde seco (com tampa) ou num saci impermeável, tem que prefira armazenar em um balde com água (tampado), mas o molho prolongado em água diminui a vida útil dos elásticos e do tecido. Eu, especificamente, armazeno em um balde seco e deixo lá durante 3, 4 dias.

Nas fraldas com cocô pode se optar retirar logo depois que fez ou se tirar só quando for lavar.

Mas calma, retirar o cocô da fralda não é bem esfregar com sabão é apenas tirar o "excesso", abrindo-se a torneira em cima do absorvente (eu as vezes também levo para o banho, retirando em uma chuveirada só). 
Os cocôs mais durinhos podem ser jogador direto na privada, só virando a fralda ou com o auxílio de algum tipo de espatula improvisada.
E cocôs líquidos de recém nascido que só mama ainda se pode retirar com uma pré lavagem na maquina.




Após tirar o excesso, coloque na máquina sem dó. As fraldas com xixi, nem se preocupe em tirar o excesso:


A parte mais importante de se lavar uma fralda de pano, use apenas 1 tamínha de refrigerante de sabão líquido para uma máquina cheia. Usar muito sabão pode impermeabilizar a fralda, fazendo com que na próxima vez que for usar a fralda, ela não aguente muito xixi e vaze.

Você também pode usar vinagre (se achar que as fraldinhas estão fedidas), bicarbonato de sódio (para deixa-las branquinhas), ou Vanish. Nunca use amaciante. 


Coloque no ciclo normal da máquina - retire as fraldinhas e deixe de preferência no sol, que qualquer resquício de mancha que tiver, o sol clareia. 
Mas nada de deixar esturricando no sol, ok? principalmente as capas, porque o excesso de sol também pode ir danificando o impermeável.

Lembrando sempre que mancha não é sujeira.


Do varal vai direto para a gaveta. Não passe. 

E o espaço?

Quanto ao espaço, hoje eu moro em casa, mas uso fralda de pano desde minha primeira filha em um apartamento de 40 metros quadrados e acredite, eu usava exclusivamente fraldas de pano e dava muito certo. 

E o Tempo?

O tempo que se leva para lavar as fraldas de pano (contabilizando mesmo) foi de 4 minutos para tirar o excesso de cocô de 9 fraldas (para 4 dias de uso) e colocar tudo na máquina. Dá menos de 8 minutos por semana em lavagem de fraldas - no meu caso daria mais levando o lixo a cada dois dias para a rua. 

Para economizar água:

Para economizar água, fique atento! A água da máquina de lavar pode ser reutilizada para lavar quintal, dar descargas e regar as plantas.
Se tiver bastante fraldas junte de vários dias para lavar uma maquina cheia.
Se tem poucas fraldas você pode completar a maquina com roupinhas do bebê, sempre lembrando a regra de pouco sabão e nada de amaciante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira informações para comprar algum produto mande um e-mail para ninho.coruja@yahoo.com.br ou deixe o seu e-mail no comentário.
obrigada